FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos – pela primeira vez em Florianópolis. Prof. de Cênicas da UDESC, Nini Beltrame, participa do evento.

26-10-2010 – Entre os dias 12 e 15 de novembro, o público de Florianópolis vai poder conferir, gratuitamente, 76 apresentações com 13 companhias oriundas do Brasil, Argentina, Israel, Itália, França e Espanha no Festival Internacional de Teatro de Objetos, evento inédito na ilha. Segundo a curadora do festival, Lina Rosa “o Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a plateia”, explica. O festival funcionará das 16h às 22h nos quatro dias de evento que será realizado na Praça da Cidadania Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
“Não há um consenso sobre isso, mas penso que o Teatro de Objetos pertence ao Teatro de Animação, mas não é um Teatro de Bonecos, tampouco um Teatro de Atores. Os espetáculos – dramaticamente fortes, porém delicados – mostram objetos que se transmutam em formas inusitadas e as apresentações provocam e emocionam o público. Mais do que humanizar objetos, este teatro procura associá-los a uma imagem ou idéia, através de sua forma, movimento ou função. Por exemplo um furador de papel pode ser um sapo, um martelo um personagem rude, violento”, diz Nini Beltrame, professor de teatro da UDESC que participa do evento.
Esta será a maior edição do FITO que, além das apresentações, promoverá oficinas, feira de objetos, espaço Fito Foto e um show do artista Tom Zé no sábado (13 de novembro) à noite. Para receber o evento, foi criada uma estrutura cenográfica especial, teatros
climatizados e minissalas de espetáculos totalizando uma área de 2.300 m². São três salas com capacidade para receber até 200 pessoas e uma quarta com capacidade para 50 espectadores. O local também irá abrigar tendas de alimentação e cenografia interativa onde os visitantes poderão manipular objetos gigantes com ajuda de arte-educadores e espaço cenográfico para cliques do público. O evento comporta milhares pessoas ao longo dos quatro dias.
Criado em 2009, o festival já percorreu as cidades de Porto Alegre(RS), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM), mas é a primeira vez que se apresenta em Santa Catarina. O evento é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI-SC/ FIESC)
Divulgação no site: http://www.acontecendoaqui.com.br/index.asp?dep=4&pg=29780
Mais informações no site: http://www.fitofestival.com.br


