Exploração infantil, violência contra mulher, desemprego, discriminação são problemas comuns das nações e que são tratados no palco em um misto de violência e poesia, exposição e dramaticidade na peça “Livres e Iguais”, do “Teatro sim… Por que não!?”. O espetáculo, que completa 12 anos de estrada em junho, volta a Florianópolis a partir de amanhã, no Teatro da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), após quase três anos sem pisar nos palcos do Estado.
Pela visão dos roteiristas e diretores Júlio Maurício, Nazareno Pereira e Nini Beltrame, bonecos de sucata em um cenário de luzes e sombras representam o cotidiano de pessoas comuns, que dependem do lixo para sobreviver e convivem com a falta de moradia e trabalho nos grandes centros urbanos do Brasil. Baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a peça tem como base a manipulação de bonecos produzidos com lixo industrial.
Em um cenário lúdico, com sombras obtidas por lâmpadas de automóveis e sons fortes para dar mais dramaticidade à cena, os bonecos manipulados pelos atores retratam a realidade de grande parte da população brasileira. Na peça – indicada para adultos e crianças -, os personagens se veem discriminados, em uma situação de caos, e longe de terem seus direitos básicos reconhecidos. “Fizemos um paralelo com o descarte da sociedade e a não aplicação das leis dos direitos humanos, porque é assim que as pessoas não cobertas por essas leis são tratadas”, enfatiza Maurício.
O espetáculo “Livres e Iguais” estreou nos palcos catarinenses em 1999. Desde então, já foi apresentado mais de 250 vezes, em 80 cidades, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Amapá, além de uma apresentação em Paris, na França, na 1ª Bienal Internacional de Marionetes. No ano passado integrou o Festival Latino Americano de Teatro de Grupos, em São Paulo, e o projeto Casa e Cidadania, também naquele Estado.
Ficha técnica:
Elenco de “Livres e Iguais” (atores e manipuladores): Ana Paula Possapp, Júlio Maurício, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Valdir Silva.
Técnica: Mariana Cândido, Marcos Pacheco e Ismar Medeiros.
Direção: Júlio Maurício, Nazareno Pereira e Nini Beltrame
Serviço:
O quê: Apresentação da peça “Livres e Iguais”
Quando: 29/4 a 29/5, sexta a domingo, 20h30
Onde: Teatro da UFSC, rua Vitor Lima, 117 (em frente a praça Santos Dumont), Trindade, Florianópolis, tel. 3721-9348
Quanto: R$ 30/R$ 15 (meia)
Matéria retirada do Notícias do Dia escrita por Dariene Pasternak @dari_nd, FLORIANÓPOLIS
Leia também a crítica do espetáculo: http://revistaosiris.wordpress.com/2011/05/05/livres-e-iguais-em-cartaz-no-teatro-da-ufsc/livres1/



