A Comissão Organizadora do 11º Seminário de Estudos de Teatro sobre Formas Animadas convida pesquisadores, estudantes, e grupo teatrais com trabalhos na área de Teatro de Animação para participar da modalidade:
“APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM FORMA DE BANNER”
De 1 a 4 de outubro de 2014 a cidade de Jaraguá do Sul sedia pelo décimo primeiro ano consecutivo o Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Serão 4 dias de intensa programação do Brasil e do exterior. Neste ano o tema do Seminário é Visualidades no Teatro de Formas Animadas.
Os objetivos deste ano serão: refletir sobre as diferentes manifestações das visualidades no Teatro de Formas Animadas e; conhecer e debater os contextos culturais e as perspectivas de grupos de teatro que buscam a construção de novas visualidades em seus processos criativos e espetáculos.
Neste ano de 2014 o Seminário tem como tema: Visualidades no Teatro de Formas Animadas. A ideia é discutir a temática prioritariamente em duas perspectivas. A primeira diz respeito aos elementos constitutivos da encenação teatral tais como o espaço, o cenário, o figurino, a iluminação, o desenho e a manipulação dos bonecos, dos objetos e das formas animadas; também se incluem nessa perspectiva as sonoridades que remetem ou sugerem contextos, ambientes e geografias; os recursos tecnológicos e midiáticos cada vez mais presentes na cena. A segunda perspectiva, indissociada da primeira, pretende abordar “visualidades” para além de um conjunto integrado e harmônico de imagens. Interessa discutir o conceito ampliando-o para a dimensão de “sensorialidades”, contemplando as ambiguidades produzidas pelas associações, memórias e inusitadas formas de conhecimento presentes em manifestações teatrais contemporâneas. Visualidades será discutida como definidora de poéticas que se dão a partir de múltiplas referências e nessa direção, o espectador é partícipe e construtor das mesmas.
O evento reunirá artistas, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de grupos de teatro, assim como representantes de Universidades do Brasil e do Exterior. A programação do Seminário terá palestras/conferências e debates abordando visualidades no Teatro de Formas Animadas. Ao mesmo tempo o 11º Seminário de Estudos abre inscrições para a apresentação de trabalhos em forma de banner. Essa atividade é reservada para atividades de pesquisa ou extensão universitária ou, ainda, relatos de experiências (processos criativos) de grupos de teatro de animação, tanto nacionais quanto internacionais.
Segue abaixo os links com o Edital, ficha de Inscrição e exemplo de layout de banner:



De quando as palavras ganham corpo
Saí ontem de Jaraguá do Sul – SC, consciente da jornada que enfrentaria até João Pessoa – PB, mas não me dei conta até então, da oportunidade que essa volta pra casa, de 17 horas, entre salas de embarque e aviões, me proporcionaria, de silenciar e ter um tempo de reflexão antes de voltar para o turbilhão do dia-a-dia.
Foi minha primeira vez. E toda primeira vez pode ser encarada como um rito de passagem, se ela de fato, transforma. É o caso. Volto outra. O sentimento de comunhão vivenciado é raro, e penso que não há metáfora mais precisa do que a do nosso “natal de outubro”, brilhantemente colocada por Ana Maria Amaral. Reconhece-se o espírito de prosperidade, amor ao próximo e esperança que a data evoca. Além do sentido de família, de ter um DNA bonequeiro, imagético, animado, correndo nas veias de cada um de nós, de diferentes formas.
E não é “apesar” das diferenças, mas sim principalmente por elas que esse encontro é tão rico, tão intenso. Pela diversidade de olhares, de reflexões e afetos que as pesquisas vão se configurando mais complexas, que as perturbações aparecem, como colocou Guilherme de Oliveira, não para assombrar-nos, mas para chacoalhar o que está parado, desnudar o que ficou encoberto e não pode passar despercebido.
Confesso que é tudo muito novo pra mim e é interessante pensar que entrei no mestrado sem ter muitas referências teóricas, me apoiando em Ana Maria Amaral e a Móin Móin n°1 e no começo do ano tentei dar conta desse universo conceitual lendo as últimas teses, dissertações e artigos disponíveis na internet que dialogassem com o meu tema de pesquisa, que o ator do teatro de animação. E agora, depois dessa experiência estética, sensorial e afetiva que é o Seminário, as palavras antes lidas de forma objetiva, na busca de diálogos, conceitos e citações, ganham corpo, voz, adquirem uma presença. O texto passa a ter um ritmo antes desconhecido.
Agora, o universo do teatro de sombras de Fabiana Lazzari, me olha com expressivos olhos azuis, trazem uma beleza, todo um afeto, uma entrega. PIRAGIBE não é mais só um nome, uma referência bibliográfica, impessoal; sua fala pulsa, tem uma dinâmica própria, apaixonada. E assim, uma a uma, as referências vão tomando corpo, gerando afetos para além do discurso.
Creio que ninguém sai impune de Jaraguá. eu saio com o coração já apertado de saudade, inquieta e reflexiva, transformada. E infinitamente agradecida. Desejo a todos que esse ano seja repleto de muitas conquistas, alegrias e realizações… Que venha o próximo!
Joana Vieira
05 de outubro de 2014