ATENÇÃO – Chamadas de submissão de artigos para a Urdimento – Revista de Estudos de Artes Cênicas 2018/02 – específica para Teatro de Animação – Seção especial aberta para pesquisadores (as) e artistas escreverem sobre o tema Teatro de Objetos: Memórias e metáforas

Dossiê Temático – 2018/2 = Formação no Teatro de Animação

Este Dossiê esta pautado no PRO-VOCATION PUPPETRY – 2o. Encontro Internacional sobre Formação no Teatro de Animação, organizado pela Comissão de Formação Profissional da UNIMA – Union Internationale de la Marionnette em parceria com o Teatrul Tony Bulandra, de 20 a 24 de junho de 2017 em Târgoviște, Romênia. O Dossiê, aqui proposto, situa a relevância das discussões acerca da formação profissional do ator no Teatro de Animação, aprofundando uma reflexão que trata das transformações poéticas percebidas nesta expressão artística a partir dos anos 1970. A evolução do status do ator-animador e dos objetos animados, o desenvolvimento conceitual dos espaços cênicos, as novas formas do Teatro de Animação e a diversidade de processos e formas de ensino-aprendizagem. Assim, os conferencistas participantes do encontro foram convidados a escrever sobre a formação profissional partindo de seus espaços de atuação.

O Dossiê também terá uma seção especial aberta para pesquisadores (as) e artistas escreverem sobre o tema Teatro de Objetos: Memórias e metáforas, no intuito de investigar as especificidades dessa modalidade do Teatro de Animação. Assim, permitirá a discussão em torno da diversidade com que essa forma se apresenta no contexto teatral contemporâneo e refletir sobre a ausência da representação da figura antropomórfica em sua poética, bem como os aspectos relativos à estetização, aos modos de entendimento e produção da imagem poética.

Mais informações: http://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index

Avatar de Desconhecido

About teatrodeanimacao

Estudos sobre Teatro de Animação Fique atualizado das pesquisas, artigos, seminários, festivais, espetáculos dentro da arte do Teatro de Animação.
Esta entrada foi publicada em Artigos!, Jornalzinho da Animação!. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário