Móin-Móin nº 27 – Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação

Nesta 27ª. edição da Revista Móin-Móin, com o tema “Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação”, convidamos alguns peritos para discorrerem sobre essas questões, a fim de espargir alguns questionamentos, sem, obviamente, esgotar o assunto: O que é necessário conservar/preservar? Como ocorrem a preservação e a conservação/restauração (processos e técnicas)? Como isso afeta as companhias teatrais, os artistas, os museus, as coleções e a sociedade? Quais coleções e museus se dedicam ao Teatro de Animação? Quais seus desafios e seus projetos? Como artistas e companhias teatrais tem gerido seu acervo?

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVOS NO TEATRO DE ANIMAÇÃO – leia e faça donwload aqui.

EDITORIAL

Guardar é trazer à vista – Fabiana Lazzari de Oliveira, Liliana Pérez Recio e Paulo Balardim, p. 10 -17

DOSSIER TEMÁTICO

Poéticas da possibilidade: o museu para fins vitais – Diego Lemos Ribeiro,p. 18 -45

La visita guiada en El Arca, Teatro Museo de Títerescomo un ejercicio teatral para la interpretación del patrimonio – Rigel González Herrera, p. 46 -77

Ingredientes para preparar una (o varias) historia(s) del teatro de títeres – Bettina Girotti, p. 78 -94

Muséu El Taller de Títeres: una aventura personal – Joaquín Hernández, p. 95 -105

Preservando la identidad escénica del patrimonio material e inmaterial del teatro de títeres: conservación de los contenidos a través de las formas – Raquel Racionero Nuñez, p. 106 -119

Política(s) do acervo no teatro de marionetas em Portugal hoje – Christine Zurbach, p. 120 -135

El teatro de títeres de la Tía Norica de Cádiz como patrimonio cultural: una tradición material e inmaterial – Francisco J. Cornejo Vega, p. 136 -158

O Portal das Artes da Marionete: modelando um domínio cultural e colocando-o em prática no PMB, feedback – Raphaèle Fleury e Florent Tétart, p. 159 -173

ARTIGOS

Corpos vestidos de tecnologias eletrônicas ou digitais em performances de artistas brasileiros – Rafaela Blanch Pires, p. 174 -191

O RPG de palco: Uma proposta de linguagem teatral baseada no RPG demesa, teatro e formas animadas – Ricardo Vinícius de Carvalho Delgado e Tácito Freire Borralho, p. 192 -210