Este espaço é destinado às dissertações em Teatro de Animação!
Para abrir clique no título desejado. Boa leitura!
2023
2022
2021
2020
2019
- O Teatro de Bonecos na educação popular: Uma análise do espetáculo “A Canga”. (Silvana Raposo Cartágenes. Dissertação – Universidade Federal do Maranhão – UFMA. 2019).
2018
- Sob a sombra do ator: a formação e treinamento do ator no Teatro de Sombras (Welerson Freitas Filho. 2018. Dissertação. UFU, Uberlândia);
- O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: AÇÕES ESPECÍFICAS COM BONECOS E SOMBRAS. (RAIMUNDO BARBOSA REIS FILHO. 2018. Mestrado. Artigo ProfArtes. UFMA, São Luis);
2017
- MULHERES MAMULENGUEIRAS: um estudo de caso em Glória do Goitá (PE) – (Barbara Duarte Benatti, 2017, Universidade de Brasília, UnB);
- Le Théâtre Lambe-Lambe: Son histoire et sa poésie du petit – (Pedro Luiz Cobra Silva, 2017 – Dissertação – Université Charles de Gaulle – Lille 3);
- O ATOR QUE É TAMBÉM MANIPULADOR: possibilidades da relação entre ator e boneco – (Mariliz Regina Schrickte, 2017, Universidade de Évora);
- No teatro todo corpo é máscara: A prática do mascaramento e seus desdobramentos a partir do trabalho do Théatrê du Soleil. (Rudson Marcelo Duarte, 2017, USP)
2016
2014
2013
2012
- O SER ANIMADO: Análise da animação de objetos com referência nas Ações básicas de esforço de Rudolf Laban. (Ana Carla Machado de Moraes, 2012 – Dissertação – UFU).
- Teatro de sombras: um recurso pedagógico a implementar na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (João Manuel Ramos Romeiro), 2012 – Dissertação – UAlg
2011
- ALUMBRAMENTOS DE UM CORPO EM SOMBRAS: O ATOR DA COMPANHIA TEATRO LUMBRA DE ANIMAÇÃO. (Fabiana Lazzari de Oliveira, 2011 – Dissertação – UDESC)
- A POLÍTICA DE OBJETOS E SUJEITOS: uma etnografia com um coletivo de titiriteiros e palhaços em Bogotá, Colômbia – (Carlos Franscisco Cárdenas Ángel, 2011 – Dissertação – UFSC);
- A (RE)DESCOBERTA DA SOMBRA: EXPERIÊNCIA REALIZADA COM EDUCADORES NA CIDADE DE IMBITUBA – SC. (Emerson Cardoso Nascimento, 2011 – Dissertação – UDESC);
- SÓ, MAS BEM ACOMPANHADO: ATUAÇÃO SOLO E ANIMAÇÃO DE BONECOS À VISTA DO PÚBLICO. (Alex de Souza, 2011 – Dissertação – UDESC);
- DRAMATURGIA EM MOVIMENTO: tendências póeticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum – (Larissa Miranda Júlio, 2011 – Dissertação – UFU);
- Nas redes dos donos da brincadeira: um estudo do Mamulengo da Zona da Mata pernambucana. (AZEVEDO, Débora Silva de., 2011.- Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade- Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 178 f. Dissertação) .
2010
- REPRESENTAÇÕES CULTURAIS NO GIRAMUNDO TEATRO DE BONECOS: UM OLHAR DE BRINCANTE SOBRE OS TEXTOS, PERSONAGENS E TRILHAS SONORAS DE UM BAÚ DE FUNDO FUNDO, COBRA NORATO E OS ORIXÁS. (Luciano Flávio de Oliveira, 2010 – Dissertação – UDESC );
- SHAKESPEAREAN PUPPETS: DRAMATIC AND HUMAN BODIES MANIPULATED – (Aline Maciel, 2010 – Dissertação – UFSC);
- A DIALOGICIDADE NO MAMULENGO RISO DO POVO: INTERAÇÕES CONSTRUTIVAS DA PERFORMANCE. (Kaise Helena Teixeira Ribeiro, 2010 – UNB)
- O TEATRO DE ANIMAÇÃO – UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS CRIATIVOS COM UMA ABORDAGEM COMPLEXA MULTIREFERENCIAL. (José Acioli da silva Filho, 2010 – UFAL);
- TRÂNSITOS ENTRE A LINGUAGEM DO CINEMA E A LINGUAGEM DO TEATRO DE ANIMAÇÃO CONTEMPORÂNEO. (Kátia de Arruda, 2010 – Dissertação – UFSC);
2009
- FRONTEIRAS INVISÍVEIS E TERRITÓRIOS MOVEDIÇOS ENTRE O TEATRO DE ANIMAÇÃO CONTEMPORÂNEO E AS ARTES VISUAIS: A VOZ DO PINCEL DE ÁLVARO APOCALYPSE (Fábio Henrique Nunes Medeiros, 2009 – Dissertação – UDESC)
- O ATOR NO TEATRO DE ANIMAÇÃO CONTEMPORÂNEO: TRAJETÓRIAS RUMO A CRIAÇÃO DA CENA. (kely Elias de Castro, 2009 – Dissertação – USP);
- A MÁSCARA NO TEATRO MODERNO: DO AVESSO DA TRADIÇÃO À CONTEMPORANEIDADE. (Vinicius Torres Machado, 2009 – USP));
- MATERIALIDADE NO TEATRO DE ANIMAÇÃO – (Francisco Guilherme de Oliveira Júnior , 2009 – dissertação – UnB);
2008
- AS TRÊS IRMÃS E A SUBJETIVIDADE NO TRABALHO DO ATOR: CONTRIBUIÇÕES DA TÉCNICA DO CLOWN. (Marianne Tezza Consentino, 2008 – dissertação, USP)
- NO LIMIAR DO DESCONHECIDO: REFLEXÕES SOBRE O OBJETO NO TEATRO DE TADEUSZ KANTOR. (Wagner Francisco Araújo Cintra, 2008 – USP;
- A INTERPRETAÇÃO COM O OBJETO: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO ATOR-ANIMADOR (Caroline Maria Holanda Cavalcanti, 2008 – Dissertação – UDESC);
- A Estética Metaficional do Teatro de Animação Gaúcho Contemporâneo. Dissertação (Paulo Cesar Balardim Borges, 2008 – Dissertação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
2007
- PREPARAÇÃO CORPORAL DO ATOR PARA O TEATRO DE ANIMAÇÃO – UMA EXPERIÊNCIA. (José Oliveira Parente, 2007 – Dissertação – USP);
- Papel, tinta, madeira, tecido -: um estudo da conjugação de elementos dramatúrgicos e espetaculares no teatro contemporãneo de animação : a experiência da companhia PeQuod. (Mário Ferreira Piragibe, 2007, UFRJ)
2006
2000
1995


